clubedetiroschneider@gmail.com
(55) 99957-9051

WESTERN SHOTGUN

Início: 02 de janeiro | 00:00
Término: 31 de dezembro | 00:00
Western Shotgun: Velocidade e Precisão Inspiradas no Velho Oeste


Na modalidade Western Shotgun, os atiradores são transportados para os duelos do velho-oeste, onde a rapidez e a precisão são essenciais. Imagine-se na pele de um pistoleiro, pronto para o confronto.

Como Funciona?
Desafio na Bancada: O atleta inicia com a arma à sua frente, travada. O objetivo é retirá-la da bancada, destravá-la e realizar um único disparo certeiro no alvo metálico à sua frente.
Contra o Relógio: O menor tempo possível é crucial. Cada segundo conta enquanto você mira e dispara.
Classificação Veloz: O atirador mais rápido que acertar o alvo leva a vitória.


Níveis de Competição:
Nível Regional (1): O Clube de Tiro Schneider (CTS) realiza competições locais, proporcionando uma experiência autêntica aos atletas.
Nível Nacional (3): A Confederação Brasileira de Tiro Tático (CBTT) promove o Campeonato Brasileiro de Western Shotgun, no caso do atirador ser filiado a essa entidade, a prova também é considerada nível 3.


Divisões:

Divisão Espingarda Com Trava: Espingardas nacionais ou importadas, de um ou dois canos, com qualquer mecanismo de funcionamento (monotiro, pump, semi-auto, etc.), provida de trava de segurança, em todos os calibres nominais, de alma lisa, permitidos e restritos que o atirador desportivo possa ter em seu acervo;

Divisão Espingarda Sem Trava: Espingardas nacionais ou importadas, de um ou dois canos, com qualquer mecanismo de funcionamento (monotiro, pump, semi-auto, etc.), desprovida de trava de segurança, em todos os calibres nominais, de alma lisa, permitidos e restritos que o atirador desportivo possa ter em seu acervo;

Divisão Revólver: Revólveres de alma lisa nacionais ou importados, em todos os calibres nominais, de alma lisa, permitidos e restritos que o atirador desportivo possa ter em seu acervo;

Não serão permitidos o uso de miras optrônicas (red dots), laser, lunetas, ou quaisquer outras diversas da mira aberta.

Cartucho Utilizado:

Cartuchos do tipo Birdshot, carregados com balins múltiplos.
É permitido o uso de munições recarregadas, desde que utilizem balins tamanho 7 ou inferior (2,5mm).
No calibre 12GA as munições originais podem ser cartuchos até o T-200, que são carregados com 32g de chumbo 7 ½ .
Calibres inferiores ao 12GA podem utilizar balins até o tamanho 3 (3,5mm).
É PROIBIDO o uso de munição original de fábrica ou recarregada com projétil singular

Tipos de alvos:

A competição de Western Shotgun utiliza somente um alvo metálicos do tipo popper em medidas padronizadas pela CBTT, constante no Caderno de Regras;
Pontuação:

O alvo metálico derrubado vale 10 pontos.
A pontuação do alvo derrubado será dividida pelo tempo registrado pelo shot timer. O resultado desta equação será a pontuação final do atleta.;
Em caso de empate, o atleta mais velho vence.

Regras gerais:

Inspirada nos duelos do velho-oeste, a prova Western Shotgun tem como objetivo que o atleta, no menor tempo possível, retire a arma da bancada à sua frente, destrave-a e realize um disparo único derrubando o alvo metálico a sua frente.

A prova de Western Shotgun é composta de uma bancada/tonel/mesa onde repousará a espingarda/revólver com o cano apontado para o para-balas.

A exatos 10 metros de distância em linha reta desta bancada estará posto, em posição centralizada, um alvo metálico do tipo Popper, nas exatas medidas constantes do item 10 do caderno de regras.

A condição da arma para o início da prova é municiada, alimentada, carregada com apenas uma munição e travada, para aquelas armas que dispõem de trava.

Para as armas que não dispõem de trava, a condição de início é municiada, alimentada e carregada com apenas uma munição.

Em ambos os casos, com a arma repousando sobre a bancada.

Não é permitido o treinamento no cenário montado.

Todas as passagens dos atletas serão filmadas para fins de auditoria.

O tempo da passagem no cenário será aferido por um SHOT TIMER, equipamento dedicado (aplicativos de celular não são permitidos), sendo este responsável pelo bip de início da prova, contabilização do tempo do disparo do atleta.

O atleta deverá chegar ao posto de tiro com a arma DESMUNICIADA, com o SAFETY FLAG inserido e uma única munição em mãos.

O Safety Flag deverá ser removido do armamento pelo árbitro antes do carregamento do armamento e posicionamento deste sob a bancada, cabendo ao árbitro o acompanhamento deste procedimento para garantia das regras de segurança.

A arma será posicionada na bancada pelo atleta, deixando-a na posição que melhor lhe convier, desde que não fira as regras de segurança.

Todas as armas dotadas de trava de segurança deverão obrigatoriamente competir na divisão COM TRAVA e deverão iniciar a prova devidamente TRAVADAS, não podendo o atleta optar por competir na divisão SEM TRAVA utilizando arma dotada de trava de segurança deixando-as destravadas.

A divisão SEM TRAVA é exclusiva para armas que não as possuam, ou que possuam travas meramente inerciais, sem que seja necessário o acionamento de tecla própria do tipo.

Para o início da prova os braços do atirador deverão estar posicionados relaxados ao longo do corpo, não sendo permitida nenhuma outra posição de início que não esta.

BAIXE O CADERNO INTEIRO DE REGRAS
Livro de regras Western Shotgun - CBTT
Compartilhar: