clubedetiroschneider@gmail.com
(55) 99957-9051

Tactical Shotgun - Etapa 1

Início: 23 de março
Término: 31 de março
A modalidade TACTICAL SHOTGUN caracteriza-se pelo tiro dinâmico para todos os tipos espingarda, onde o atleta deve resolver a pista de tiro conforme o briefing da prova, acertando os alvos metálicos o mais rápido possível.

Na modalidade de Tactical Shotgun, os atiradores realizam uma prova dupla. A nível nacional, a Confederação Brasileira de Tiro Tático (CBTT) promove o Campeonato Brasileiro de Tactical Shotgun como uma competição de nível 3. Já o Clube de Tiro Schneider realiza uma competição regional de nível 1. Ao participar, o atleta se inscreve automaticamente em ambas as categorias. Em resumo, é uma oportunidade única de testar suas habilidades em diferentes níveis de competição.


Divisões:

Divisão Espingarda 1 Cano: Espingardas monotiro, nacionais ou importadas, de um só em todos os calibres nominais, de alma lisa, permitidos e restritos que o atirador desportivo possa ter em seu acervo;

Divisão Espingarda 2 Canos: Espingardas monotiro, nacionais ou importadas, de dois canos em todos os calibres nominais, de alma lisa, permitidos e restritos que o atirador desportivo possa ter em seu acervo;

Divisão Pump: Espingardas de repetição, nacionais ou importadas, em todos os calibres nominais, de alma lisa, permitidos e restritos que o atirador desportivo possa ter em seu acervo;

Divisão Semi-Auto: Espingardas semiautomáticas, nacionais ou importadas, dotadas de tubo carregador, sem limite de capacidade, em todos os calibres nominais, de alma lisa, permitidos e restritos que o atirador desportivo possa ter em seu acervo;

Divisão Open: Espingardas semiautomáticas, nacionais ou importadas, que possuam carregador destacável (padrão AR, AK ou similares), em todos os calibres nominais, de alma lisa, permitidos e restritos que o atirador desportivo possa ter em seu acervo. Enquadram-se também nesta categoria qualquer espingarda que tenha red-dot ou luneta instalados, bem como revólveres de alma lisa.

Será permitido ao atirador usar o mesmo armamento para participar da divisão OPEN e de outra na qual o equipamento se enquadre, desde que a mira eletrônica ou luneta seja REMOVIDA.


Cartucho Utilizado:

Cartuchos do tipo Birdshot, carregados com balins múltiplos.
É permitido o uso de munições recarregadas, desde que utilizem balins tamanho 7 ou inferior (2,5mm).
No calibre 12GA as munições originais podem ser cartuchos até o T-200, que são carregados com 32g de chumbo 7 ½ .
Calibres inferiores ao 12GA podem utilizar balins até o tamanho 3 (3,5mm).
É PROIBIDO o uso de munição original de fábrica ou recarregada com projétil singular
Tipos de alvos:

A competição de Tactical Shotgun utiliza somente alvos metálicos em medidas padronizadas pela CBTT, sendo:
Plates circulares: deverão ter 20 centímetros de diâmetro e uma base fixada na parte inferior para estabilizá-lo no seu posto.
Os alvos do tipo Popper devem obedecer às medidas padronizadas de acordo com a imagem constante do Caderno de Regras;
Pontuação:

Cada alvo metálico vale 10 pontos quando derrubado. Somente os metais que caírem deverão ser pontuados.
Falta: Serão descontados 10 pontos por evento.
Alvos Vermelhos (não atiráveis): Serão descontados 20 pontos por cada alvo penalizável derrubado.
Regras gerais:

Em cada etapa do campeonato, a diretoria de arbitragem da CBTT apresentará com antecedência o cenário homologado para as provas a serem replicados em todos os clubes do Brasil.

Não é permitido o treinamento no cenário montado.

Todas as passagens dos atletas serão filmadas para fins de auditoria.

O tempo da passagem no cenário será aferido por um SHOT TIMER, equipamento dedicado (aplicativos de celular não são permitidos), sendo este responsável pelo bip de início da prova, contabilização do tempo do atleta em cada disparo, especialmente o último.

O atleta deverá chegar ao posto de tiro com a arma DESMUNICIADA, com o SAFETY FLAG inserido e suas munições.

As condições do armamento, posição de início e locais de cartuchos serão definidos pelo cenário homologado para a etapa.

É OBRIGATÓRIO que a arma esteja travada caso o cenário permita seu início carregada e alimentada.

Está liberado o uso de porta cartuchos nos vários formatos disponibilizados fixados em cintos ou diretamente ao corpo, exceto quando proibidos pela descrição do cenário.

O Safety Flag deverá ser removido do armamento pelo árbitro antes do posicionamento do armamento ou carregamento deste de acordo com o determinado pelo cenário.

Livro de regras: TACTICAL SHOTGUN-CBTT (clique aqui)
Compartilhar: